EDUCAÇÃO PELO AVESSO
Não pagar professores, significa, para quem não paga, que eles não fazem falta. Por acaso alguém conhece alguma escola funcionando sem o professor? Certamente não, é impossível! Pois até as videoaulas se fazem com a presença desse sacerdote.
Sendo o professor um instrumento da maior relevância, é no mínimo constrangedora a forma que o Secretário Municipal de Educação, de Tuntum-MA, trata professores e demais servidores da educação; são vistos como barnabés. E ninguém duvida da aquiescência do prefeito nesse tratamento desprezível, pois é ele quem define as diretrizes a serem cumpridas para atingir as metas. Lembra-se, portanto, aos desatentos, que a educação é uma área fastígia, esplendorosa, aliás, não precisa aqui discorrer sobre a sua importância, mas é importante dizer que essa área precisa ter um quadro de gestores selecionados por processo meritocrático, isso é fundamental, e não apenas por favorecimento político eleitoreiro. Não é colocando a educação na mão de qualquer bucéfalo que construir-se-á uma sociedade desenvolvida, economicamente produtiva e socialmente intelectiva capaz de construir um futuro promissor.
A todo momento se assiste o desmonte das instituições públicas praticados por políticos sorrateiros, nesse Brasil a fora. Tudo isso é fruto da irresponsabilidade de boa parte desses energúmenos que não cumprem suas obrigações e ainda se acham acima do bem e do mal. Porém haverá de chegar o dia de cada um se explicar perante a justiça e a sociedade.
Refuta-se, nesse momento o atraso do pagamento dos servidores dessa secretaria que já acumula dois meses sem nenhuma justificativa plausível. A pergunta que precisa ser respondida é se o salário do secretário encontra-se também em atraso?
Não há quem não saiba que os recursos para os pagamentos dos servidores tem como fonte o FUNDEB precisamente os 60%, e não pode haver desvio de finalidade. Esses recursos são depositados rigorosamente em dia nas contas das prefeituras de todos os municípios brasileiros.
Fica o recado: Fazer educação pelo avesso não chega a lugar nenhum!